A otite, ou inflamação das orelhas, é uma condição muito comum, principalmente em cães.
No entanto, quando abordada de forma isolada e sem o entendimento da doença de base, ocasiona no insucesso terapêutico. As otites podem ser divididas em externa, média e interna.
Sem dúvidas, a forma mais observada é a otite externa, quando a inflamação, muitas vezes, complicada por infecção bacteriana ou fúngica, acomete a orelha externa. Essa, é uma extensão da pele em formato de tubo cilíndrico em “l” e por isso, a especialidade que aborda esse tema é a dermatologia.
Coceira nas orelhas, meneios cefálicos (balançar de cabeça), arrastar as orelhas no chão, mal cheio e dor ao abrir a boca, podem indicar uma inflamação nas orelhas. Quando há evolução para as partes mais internas da orelha (otite média/interna), sinais neurológicos como inclinação da cabeça, nistagmo, andar em círculo e dor podem ser observados.
Existem vários tratamentos comerciais disponíveis no mercado, o que facilita a atuação do médico veterinário, porém é atentar para quais bases (geralmente antifúngico, antibiótico e anti-inflamatório) estão presentes nesses compostos comerciais. Ressalta-se, ainda, que a utilização desses produtos não exclui a necessidade de buscar o motivo da inflamação na orelha daquele paciente.
Otite: Diagnóstico
Várias são as possibilidades diagnósticas: desde pólipos, neoformações, alterações endócrinas, seborreicas e alérgicas, que são as mais comuns. O exame clínico completo e minucioso é muito importante na identificação dessa possível causa. Além disso, a visibilização dentro da orelha com otoendoscópio, uma modalidade cada vez mais importante para visualização de todo o conduto e da membrana timpânica.
Sempre consulte um médico veterinário, de preferência o especializado em dermatologia veterinária, para diagnóstico e tratamento das otites. A abordagem incorreta pode trazer sérias consequências para a qualidade de vida dos nossos pets.
Membro da SBDV e da SLDV, Dr. Guilherme de Caro Martins é médico veterinário, especializado em dermatologia veterinária.