Doença renal crônica em cães
Assim como os humanos, os pets têm dois rins. Esses órgãos são de extrema importância para o organismo de cães e gatos, pois são responsáveis por filtrar o sangue e formar a urina, fazendo a eliminação de substancias indesejáveis no sangue.
Ao longo da vida, por diversos motivos, os rins podem sofrer lesões irreparáveis, e em um determinado momento essas lesões acabam causando o que chamamos de Doença Renal Crônica. Infelizmente, se trata de uma doença irreversível e progressiva, porém, existe tratamento conservador, cujo principal objetivo é retardar a progressão da doença.
O diagnóstico da doença é feito através do levantamento do histórico do paciente, do exame físico, de exame de imagem e de exames laboratoriais sanguíneos e urinários.
Apesar de mais frequente em animais idosos, cães e gatos de qualquer idade podem ser acometidos. Não há diferença de incidência entre raças e gêneros.
É muito importante que os tutores estejam atentos ao surgimento de alguns sintomas.
Quais os sintomas de doença renal crônica em cães?
- Aumento da ingestão de água
- Aumento do volume urinário
- Urina de coloração bem clara
- Vômitos
- Diarreia
- Hálito anormal
- Apatia
- Falta de apetite
- Emagrecimento progressivo
Ao presenciar alguns desses sintomas em seus pets, os tutores não devem hesitar em procurar a ajuda de um profissional, pois sabe-se que quanto mais precoce é o diagnóstico, melhor é o prognóstico e maior é a expectativa de vida do paciente que é devidamente tratado.
Para agendamentos e informações com o especialista em nefrologia veterinária, Dr. Gabriel Rabelo : (31) 2510-6797 | (31) 3324-3362 | WhatsApp: (31) 7581-0062.