[cmsmasters_row][cmsmasters_column data_width=”1/1″][cmsmasters_text]
Antes de mais nada, ter cuidado com o que seu Pet come na Páscoa e diariamente, é imprescindível para evitar intoxicação alimentar.
Dessa forma; apesar de todos os dias nos depararmos com Pets pedindo algo que os tutores estejam comendo, mesmo sendo comum, nem sempre é possível atendê-los. Ainda mais que alguns alimentos oferecem riscos para a saúde do animal.
Quando o assunto é a alimentação dos cães, alguns dos nossos alimentos preferidos podem ser tóxicos para eles.
Café e Chocolate
Ter cuidado com o que seu Pet come na Páscoa é fundamental, já que a data comemorativa é marcada pelos ovos de páscoa e muito chocolate.
Nos gatos: um relaxante, diurético e estimulante que aumenta o índice cardíaco, estimula o sistema nervoso e causa a perda de fluídos corporais. Vômito, diarreia, tremores e urina frequente, são alguns dos sintomas que essa ingestão causa nos gatos. Uma quantidade maior que 300 g pode ser letal.
Nos cães: Ânsia, vômito, diarreia, sede excessiva, tremores, alteração nos batimentos cardíacos e até mesmo convulsões. Muitos tutores relatam já ter fornecido chocolate para seus cães e não tiveram problema, isso se deve à concentração de teobromina no cacau, quanto maior a % de cacau no chocolate, maior as chances de intoxicação. Mas não se iludam com o chocolate ao leite e o branco, os teores de açúcar simples presentes neles e nos demais doces aumentam consideravelmente os picos de glicose sanguínea dos pets, além de fornecer calorias em excesso que serão estocadas como gordura corporal.
Legumes, vegetais e frutas
Em cães e gatos, as uvas causam sérios riscos à saúde renal. Os tomates podem ser fatais para os felinos. O abacate causa nos cães desarranjos intestinais e nos gatos causa diarreia, vômitos e complicações respiratórias por conta da toxina “persin”.
Alimentos derivados de outros animais
Do mesmo modo; os ossos devem ser evitados para cães e gatos. Quando cozidos podem ferir o trato intestinal ao soltar lascas e quando crus, dependendo do tamanho, podem causar asfixia por engasgos.
Leite de vaca ou de outros animais dependendo da quantidade ingerida, pode causar diarreia osmótica em cães e gatos adultos, isso porque a produção da enzima lactase, que digere a lactose do leite, é reduzida no animal adulto o que dificulta a digestão e absorção deste nutriente.
Conforme a necessidade de cuidar dos peludinhos, listamos alguns alimentos proibidos para a alimentação dos Pets:
Cães
- Café e chocolate
- uva
- abacate
- macadâmia
- alho e cebola
- açúcares e doces em geral
- restos de alimento humano
Gatos
- Ração de Cachorro
- Comidas e bebidas de humanos
- Tomates
- Abacate
- Cebolas e alho
- Uvas e uvas passas
- Chocolate e cafeína
Além disso, cães não devem se alimentar da ração do gato, pois o consumo desbalanceado de nutrientes pode levar a problemas de obesidade; Gatos NÃO PODEM comer ração de cão, pois são carnívoros restritos: possuem alta necessidade protéica comparado aos cães, e necessitam de nutrientes essenciais como Taurina, ácido araquidônico e vitamina A vindas exclusivamente de ingredientes de origem animal na dieta, fontes reduzidas nas rações comuns comercializadas para cães adultos.
[/cmsmasters_text][/cmsmasters_column][/cmsmasters_row]